Copyright © Clínica Dentária Dra. Lourdes Verissimo Unipessoal, Lda. Todos os direitos reservados
Disfunção da Articulação Temporo-mandibular (ATM) Dor de ouvido ou dor de cabeça podem ter origem por disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) . Muitas vezes pacientes com esses sintomas, submetem-se a avaliação médica e exames de eletroencefalografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, sem chegar a um diagnóstico preciso por tratar-se de pacientes com disfunção da ATM.
Veja o que podemos fazer Veja o que podemos fazer
DEIXE DE SOFRER A DOR DA ATM PODE SER CONTROLADA
Para ajudá-lo a tomar decisões corretas sobre sua saúde, saiba um pouco mais sobre esta disfunção. A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar- mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como: - Dor de cabeça - Dor de ouvido e/ou zumbidos - Dor ou cansaço dos músculos da mastigação - Ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca. A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como: - Apertamento dentário e o bruxismo (ou ranger) - Posição de dormir - Morder objetos - Roer unhas - Mastigar chicletes - Postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo - Fatores relacionados com o stress, depressão, ansiedade ou eventos traumáticos. Devido a complexidade anatómico-funcional da cabeça e o comprometimento emocional, que está associado ao estudo desta doença, várias especialidades médicas poderão ser envolvidas. A constante dor muscular, causa stress, tensão e depressão, criando-se assim um ciclo vicioso de dor-depressão, característico nos pacientes com dores crônicas. Cabe ao Dentista especializado a responsabilidade para o correto controle e interpretação das dores oro-faciais. Sua experiência e a busca constante de melhorias nos serviços prestados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, fará com que diferencie as dores da ATM provenientes das regiões orais e ortognáticas e, portanto, elimina-las com procedimentos odontológicos. As dores que provêm de outras regiões necessitam de tratamento médico adequado.
Aparelho de interposição maxilar
Bruxismo noturno
Disfunção da ATM
T.E.N.S.
O aparelho de interposição maxilar visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturados dentes durante o sono. Geralmente este tratamento é eficaz por si mesmo, proporcionando o relaxamento da musculatura e posicionamento correto da articulação temporo-mandibular, no entanto, se necessário pode ser combinado com tratamento farmacológico.
Estimulação Elétrica Nervosa Trans-cutânea (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation - TENS) Funciona por meio de um impulso elétrico para estimular as contrações musculares, essas contrações estimulam o metabolismo do músculo gerando calor que alivia a dor e a rigidez, melhorando a mobilidade da mandíbula.
Fisioterapia da ATM
Porque cada caso é único, contamos com a colaboração do fisioterapeuta Yoan Pereira para uma avaliação precisa dos casos de disfunção da ATM. muitas causas e sintomas possíveis para a disfunção da ATM se revelar, muitas vezes confundidos com outros problemas, uma avaliação interdisciplinar pode apurar qual a origem e o tratamento correto para o seu caso.

CONTROLE A DOR. RECUPERE O BEM ESTAR
DOR ATM
Disfunção da Articulação Temporo-mandibular (ATM)
Para ajudá-lo a tomar decisões corretas sobre sua saúde, saiba um pouco mais sobre esta disfunção. A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como: - Dor de cabeça - Dor de ouvido e/ou zumbidos - Dor ou cansaço dos músculos da mastigação - Ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca. A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como: - Apertamento dentário e o bruxismo (ou ranger) - Posição de dormir - Morder objetos - Roer unhas - Mastigar chicletes - Postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo - Fatores relacionados com o stress, depressão, ansiedade ou eventos traumáticos. Devido a complexidade anatómico-funcional da cabeça e o comprometimento emocional, que está associado ao estudo desta doença, várias especialidades médicas poderão ser envolvidas. A constante dor muscular, causa stress, tensão e depressão, criando-se assim um ciclo vicioso de dor- depressão, característico nos pacientes com dores crônicas. Cabe ao Dentista especializado a responsabilidade para o correto controle e interpretação das dores oro-faciais. Sua experiência e a busca constante de melhorias nos serviços prestados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, fará com que diferencie as dores da ATM provenientes das regiões orais e ortognáticas e, portanto, elimina-las com procedimentos odontológicos. As dores que provêm de outras regiões necessitam de tratamento médico adequado.
Veja o que podemos fazer Veja o que podemos fazer
Estimulação Elétrica Nervosa Trans-cutânea ( T r a n s c u t a n e o u s Electrical Nerve Stimulation - TENS) Funciona por meio de um impulso elétrico para estimular as contrações musculares, essas contrações estimulam o metabolismo do músculo gerando calor que alivia a dor e a rigidez, melhorando a mobilidade da mandíbula.
O aparelho de interposição maxilar visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturados dentes durante o sono. Geralmente este tratamento é eficaz por si mesmo, proporcionando o relaxamento da musculatura e posicionamento correto da articulação temporo- mandibular, no entanto, se necessário pode ser combinado com tratamento farmacológico.
Aparelho de interposição maxilar
Bruxismo noturno
Disfunção da ATM
T.E.N.S.
Fisioterapia da ATM
Porque cada caso é único, contamos com a colaboração do fisioterapeuta Yoan     Pereira para uma avaliação precisa dos casos de disfunção da ATM. muitas causas e sintomas possíveis para a disfunção da ATM se revelar, muitas vezes confundidos com outros problemas, uma avaliação interdisciplinar pode apurar qual a origem e o tratamento correto para o seu caso.